quarta-feira, 13 de abril de 2011

CAMPEONATO PARAIBANO 2011


Jogos desta quarta-feira pelo Paraibano podem decidir os dois rebaixados


Quatro jogos na noite desta quarta-feira (13), pela 15ª rodada do Campeonato Paraibano, podem definir quais serão os dois times que jogarão a 2ª divisão em 2012. Os dois últimos colocados, Desportiva e Miramar, estarão rebaixados se perderem seu jogos – contra Nacional e Esporte, respectivamente –, e o Auto Esporte vencer o Campinense. As quatro partidas começam às 20h30. A rodada será completada nesta quinta-feira, com Botafogo x CSP, na Graça, às 20h30.

Miramar, Desportiva e Auto Esporte são os mais ameaçados pelo rebaixamento, muito embora, os times de Patos, Nacional e Esporte, ainda não estejam matematicamente livres do risco. Estes dois times, inclusive, ainda sonham com as duas últimas vagas no G4, que são disputadas, com mais chances, por Sousa, Botafogo e Campinense. As outras duas vagas que levam à 2ª fase já foram conquistadas por Treze e CSP, que agora disputam o título da 1ª fase para garantir uma vaga na grande final.

Nacional x Desportiva

O time de Patos recebe a ameaçada Desportiva no estádio José Cavalcanti, em Patos. Para o time da casa, a vitória é imprescindível para o time continuar acreditando na improvável classificação à 2ª fase. O Nacional está na 7ª colocação, com 16 pontos, 8 a menos que o Botafogo, que é o 4º colocado e, portanto, neste momento, seria o último a se classificar. Se perder, o time de Patos dará adeus à chance de seguir em frente na competição e jogará as três últimas rodadas apenas para cumprir tabela.

Já para a Desportiva, o jogo é mais um na luta contra o rebaixamento. Mas essa luta pode acabar hoje. É que o time de Guarabira está na penúltima posição, com apenas 5 pontos ganhos, 8 a menos que o Auto Esporte, que está imediatamente acima na tabela, na 7ª posição. Se a Desportiva perder e o Auto Esporte vencer o Campinense, em Campina Grande, a diferença sobe para 11 pontos e, como só restarão 9 a serem disputados, o time não conseguiria mais sair da zona de rebaixamento.

Miramar x Esporte

O time de Cabedelo é outro que joga a vida na partida desta noite. O adversário é o Esporte, de Patos, no estádio da Graça. Na lanterna da competição desde o início, o Miramar somou apenas 3 pontos, e precisa vencer as quatro partidas restantes (contra Esporte, Nacional, Treze e Desportiva) e ainda torcer contra Desportiva e Auto Esporte, seus concorrentes diretos na luta contra a queda à 2ª divisão.

Já o time de Patos ainda sonha com uma vaga no G4, muito embora a missão não seja fácil. Para conquistar a vaga que classifica à 2ª fase, o Esporte não pode pensar sequer no empate daqui pra frente, e ainda secar seus adversários diretos (Sousa, Botafogo e Campinense). No momento, o time está na 6ª posição, com 17 pontos e, em caso de derrota, as chances de classificação reduzem drasticamente.

Campinense x Auto Esporte

A Raposa recebe o time automobilista no Amigão, precisando da vitória para se firmar de vez no G4 e praticamente garantir a vaga na 2ª fase. O time está em 3º, com 25 pontos, e se vê ameaçado mais diretamente por Botafogo e Sousa, que têm 24 e 19 pontos respectivamente.

Para o Auto Esporte, é a chance de se livrar de vez do risco de ser rebaixado à 2ª divisão. Em 8º, com 13 pontos, o time precisa vencer para abrir 11 pontos da zona de rebaixamento. Mas, essa diferença de 11 pontos só se manterá se Desportiva e Miramar, ambos na zona de rebaixamento, não vencerem seus jogos desta noite. Assim, o time automobilista escaparia do descenso com três rodadas de antecedência.

Sousa x Treze

O jogo no Marizão vale, para o Dinossauro, a briga por uma das duas vagas restantes no G4 e, para o Galo, a manutenção da invencibilidade e da liderança. O Sousa está em 5º lugar, com 19 pontos, 5 a menos que o Botafogo, 4º colocado. Se quiser se classificar à próxima fase, o Dinossauro precisa vencer, e ainda torcer contra o Belo, até porque o alvinegro (e o Campinense) ainda tem 12 pontos em disputa, enquanto os demais times apenas 9.

O Treze, por outro lado, já está classificado e, agora, a briga é apenas contra o CSP, pelo título da 1ª fase. Afinal, quem terminar as 18 rodadas na 1ª posição, estará automaticamente classificado para a final da competição. E, se esse time vencer o quadrangular final, será campeão de forma direta. O Galo lidera desde a 1ª rodada e está, no momento, com 34 pontos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário