Com dois de Thiago Neves, Flamengo vence Botafogo e garante vaga na semi da Taça Rio
undefined
O Flamengo venceu o Botafogo neste domingo por 2 a 0 em partida válida pela sétima rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Com o resultado, o time rubro-negro chegou aos 15 pontos e mantém-se na vice-liderança do grupo A. Já o Botafogo permaneceu com 11 pontos, na terceira colocação do grupo B.

Os gols da vitória do time da Gávea foram ambos marcados por Thiago Neves. O primeiro tento foi aos 35 minutos do primeiro tempo, após escorar cruzamento da esquerda feito por Rodrigo Alvim. O meio-campista fechou o placar quase no fim da partida, aos 43 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Flamengo garantiu a segunda vaga da chave para as semifinais da Taça Rio. O Vasco, líder do grupo A com 16 pontos, já havia garantido a passagem para a próxima fase. Campeão da Taça Guanabara, o time da Gávea mantém vivas as chances de garantir o título estadual conquistando a Taça Rio e sem precisar jogar tudo em outra decisão.

Já o Botafogo se complicou: na terceira posição, atrás de Fluminense e Olaria (ambos com 14 pontos), já não depende apenas de si para se classificar para as semifinais. Agora, o clube precisa torcer para que ambos percam para, respectivamente, para Nova Iguaçu e Vasco.

Na oitava, e última rodada da fase de classificação da Taça Rio, o Flamengo recebe o Macaé, enquanto o Botafogo visita o rebaixado América.
O jogo
O clássico começou de forma cautelosa com os dois times concentrando jogadores no meio campo. As duas equipes erravam muitos passes principalmente quando se aproximavam da grande área. A primeira grande chance de gol na partida aconteceu aos 14 minutos quando Rodrigo Alvim cruzou da esquerda e Ronaldinho Gaúcho, livre na pequena área, cabeceou de forma bisonha para fora.

A resposta alvinegra veio no minuto seguinte em boa jogada de Herrera que foi ao fundo de campo e cruzou para Loco Abreu escorar para Everton mas a defesa rubro-negra bloqueou a jogada. Aos 19 minutos, Alessandro penetrou pela direita e cruzou para a área. Loco Abreu se antecipou à Welinton e cabeceou à direita do goleiro Felipe.

A paralisação causada pelo tempo técnico não mudou o panorama da partida que continuava muito truncada e com excesso de erros individuais. Aos 23 minutos, Alessandro tentou lançamento para Loco Abreu mas a bola bateu em Maldonado e sobrou para Marcelo Mattos encher o pé e assustar o goleiro Felipe que viu a bola passar por cima do travessão.

Ronaldinho Gaúcho era bem marcado por Arévalo Rios e pouco conseguia criar. Aos 27 minutos, ele cobrou uma falta sem qualquer problema para Jéfferson. No minuto seguinte, Ronaldinho recebeu na entrada da área mas teve seu chute bloqueado por João Filipe.

O Botafogo só voltou a ameaçar aos 31 minutos quando Everton foi lançado na pequena área mas foi bloqueado pelo goleiro Felipe que mandou a bola para escanteio. O Flamengo marcou o primeiro gol aos 34 minutos com Thiago Neves que se aproveitou da desatenção de Somália para escorar cruzamento de Renato Abreu.

O Botafogo partiu para tentar a reação e Loco Abreu obrigou Felipe a fazer grande defesa após chute cruzado. O time dirigido por Caio Júnior seguiu pressionando em busca do empate e Herrera perdeu grande chance aos 39 minutos ao tentar cabecear para Loco Abreu quando tinha condições de mandar direto para o gol.

No último lance importante do primeiro tempo, Leonardo Moura lançou Deivid que foi bloqueado por Antonio Carlos e acabou chutando fraco sem perigo para o goleiro Jéfferson.

O Botafogo voltou para o segundo tempo com o lateral Lucas no lugar do volante Bruno Tiago como já havia acontecido na vitória diante do Paraná. E logo no primeiro minuto, o goleiro Felipe se atrapalhou com seus companheiros e soltou a bola mas não havia ninguém do Botafogo para aproveitar o vacilo. O alvinegro pressionava em busca do gol de empate e Somália teve chance aos três minutos mas cabeceou fraco e a bola acabou desviada por Welinton.

O Flamengo, como havia sido anunciado por Ronaldinho na volta do vestiário, recuou para marcar em seu campo e tentar surpreender o adversário. Para dar mais velocidade ao time, Vanderlei Luxemburgo trocou o ineficiente Deivid por Diego Maurício. O problema é que o time continuava errando passes e não conseguia criar jogadas para definir a partida.

Aos 24 minutos, Everton arrancou pelo meio e na entrada da área. chutou fraco quando Loco Abreu esperava o passe na área. Aos 27, Thiago Neves arrancou pela esquerda, entrou na área e errou ao tentar o passe para Diego Maurício.

Numa última tentativa para aumentar a força ofensiva do time. Caio Júnior colocou Caio no lugar de Everton e o Botafogo quase empatou aos 29 em chute de Marcelo Mattos que passou rente à trave direita de Felipe.

Nos minutos finais, o Botafogo continuou insistindo no jogo aéreo para tentar o empate mas o Flamengo soube se defender com competência e garantiu a vitória aos 45 minutos quando Léo Moura descobriu Thiago Neves entrando pela esquerda e o jogador rubro-negro tocou com categoria na saída de Jéfferson.

FICHA TÉCNICA BOTAFOGO 0 X 2 FLAMENGO 
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10 de abril de 2011 (Domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Magalhães (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa (RJ) e Luiz Muniz de Oliveira (RJ)
Cartão Amarelo: Herrera, Somália, Everton, Rios, Antonio Carlos, Caio, Loco Abreu e João Filipe(Bota); Willians, Welinton, Maldonado, David Braz, Ronaldinho Gaúcho e Felipe(Fla)

Gols:FLAMENGO: Thiago Neves aos 34 minutos do primeiro tempo e 43 do segundo tempo

BOTAFOGO: Jéfferson, Alessandro, Antônio Carlos, João Filipe e Somália(Guilherme); Arévalo, Marcelo Mattos, Bruno Tiago(Lucas) e Everton(Caio); Herrera e Loco Abreu
Técnico: Caio Junior

FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Maldonado, Willians(Fierro), Thiago Neves e Renato Abreu; Ronaldinho Gaúcho e Deivid(Diego Maurício)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo